Sistema avalia soja com visão computacional e inteligência artificial

Equipamento ajuda produtor a demonstrar e comprovar qualidade do grão

Por |
Sistema avalia soja com visão computacional e inteligência artificial
21deJunhode2022ás16:16

Novidades tecnológicas tornaram-se constantes no mercado, especialmente quando o assunto é o campo. Ali, onde cada vez mais se consolida a ‘parceria’ entre experiência e inovação, exemplos não faltam.   

Entre os mais recentes está o equipamento para classificação de grãos de soja, desenvolvido em conjunto pela Embrapa Instrumentação e a startup Brasil Agritest, que será apresentada pela primeira vez durante a Famato Embrapa Show – com início amanhã, em Cuiabá (MS).

Trata-se de um sistema que agrega funções de visão computacional, técnicas fotônicas e ferramentas de inteligência artificial para analisar e apontar defeitos em grãos de soja.

A classificação vale para grãos fermentados, ardidos, queimados, mofados, esverdeados, imaturos, entre outros exemplos, e é realizada de forma automática, sem cortá-los.

Depois, a tecnologia – batizada de Grain Analytic System (GRAS), emite um relatório de qualidade do lote.

“O controle de qualidade dos grãos de soja, principalmente no que tange à classificação de defeitos, é de extrema importância para o comércio internacional, principalmente, neste momento no qual a China sinaliza a exigência de mais qualidade dos grãos brasileiros”, argumenta a líder da pesquisa Débora Milori, que é a atual chefe-adjunta de transferência de Tecnologia da Embrapa Instrumentação.

Para ela, o diferencial da inovação é justamente oferecer maior segurança na avaliação de defeitos, sem a “subjetividade da classificação visual e manual” e “em tempo muito menor do que o método convencional”.

Opinião semelhante tem Anielle Ranulfi, que representou a empresa no desafio de startups AgriFutura 2022, realizado em São Paulo - quando a tecnologia venceu a categoria Produto Mínimo Viável (MVP).  “Agora, esperamos que o sistema seja utilizado desde os produtores até as certificadoras e as tradings”, disse. 

Famato Embrapa Show

A GRAS está entre as novidades da Famato Embrapa Show, feira promovida pela Federação da Agricultura e Pecuária de Mato Grosso (Famato), em parceria com Embrapa, que será realizada de amanhã até sábado (dias 22 a 24), no Cenarium Rural.

O objetivo do evento é facilitar o acesso de agricultores e pecuaristas a mais de 60 tecnologias 100% prontas para uso. “A feira é estratégica para que possamos nos aproximar do setor produtivo, construir parcerias importantes para a validação da tecnologia em ambiente significativo”, opina Anielle.


Outras tecnologias

No evento, a Embrapa Instrumentação também apresentará outras tecnologias como o SpecFit, em parceria com a startup Fine Instrument Technology (FIT), que utiliza ressonância magnética nuclear para análise de grãos e alimentos; e o AGLIBS, desenvolvido com a startup Agrorobótica, que é um sistema com inteligência artificial e laser para análise de solos na agricultura.

O AGLIBS utiliza a mesma técnica que a NASA embarcou nos robôs para avaliação do solo de Marte (LIBS) e ajuda na certificação de carbono e nutrientes em solo de forma rápida, econômica e precisa, sem gerar resíduos. 

 

 

Temas en esta nota

Cargando...