Brasil cria fertilizante que aumenta produtividade da soja

Pesquisa também contou com participação de pesquisadores da Alemanha: produto pode aumentar em até 10 vezes a biomassa da soja

|
Brasil cria fertilizante que aumenta produtividade da soja
29deJunhode2022ás10:45

Cientistas brasileiros e da Alemanha desenvolveram uma nova classe de fertilizantes multifuncionais cujo carro-chefe é um produto à base de enxofre com capacidade para ampliar em até 10 vezes a biomassa da soja, quando comparado aos sistemas convencionais de adubação.

A descoberta utiliza o enxofre, rejeito da indústria do petróleo, para liberar uma fonte natural de fósforo denominada estrutiva, oriunda de resíduos urbanos. Por este motivo, o composto é chamado de “estruvita-polissulfeto (St/PS)”.

Além de sustentável, o novo fertilizante é de liberação controlada, o que permite a entrega gradual de nutrientes de forma mais compatível com os ciclos da cultura.

Porém, segundo os pesquisadores, e apesar do potencial como fertilizante ecologicamente correto, os efeitos do estruvita-polissulfeto nas plantas ainda são desconhecidos, e a dinâmica no sistema solo-planta necessita de mais estudos. 

Enxofre como ponto de partida

Conduzido pela química Stella Fortuna do Valle, como parte da pesquisa para obtenção do título de doutora em Química pela UFSCar, o estudo focou no desenvolvimento de um fertilizante em que a estrutura do enxofre elementar fosse mais acessível a microrganismos oxidantes  (por modificação química).