O que esperar do setor de HF nos próximos 20 anos?

Questionamento foi feito ao setor para comemorar 20 anos da revista Hortifruti Brasil, do Cepea/USP

|
O que esperar do setor de HF nos próximos 20 anos?
12deJulhode2022ás10:19

O que podemos esperar do setor produtivo para os próximos 20 anos? Além de ter o objetivo de identificar estratégias para um futuro próspero, esse foi o questionamento feito ao mercado pela equipe de pesquisadores da revista Hortifruti Brasil, do Cepea/USP, como parte das comemorações dos 20 anos da publicação, completados em 2022. 

A ideia foi ouvir importantes agentes do setor de hortifruti para identificar ambições de produtores e consumidores para as próximas duas décadas. E a resposta, quase unânime, trouxe dois fatores essenciais: união do setor produtivo e conscientização da importância da ingestão de uma alimentação saudável.

“Precisamos caminhar para tornar as associações profissionais, com pessoas capacitadas para o desenvolvimento do setor”, resumiu Natalino Shimoyama, diretor executivo da Associação Brasileira da Batata.

Para Eduardo Sekita de Oliveira, empresário do setor e presidente do Ibrahort (Instituto Brasileiro de Hortifruti), a comunicação entre os agentes é tão importante quando a informação para consumidor sobre os alimentos e processo produtivo.