Especialistas avaliam desafios do Plano Safra 22/23

Discussão foi promovida pela CNA e abordou impactos do crédito do agro

|
Crédito da imagem: banco Getty Images.

Crédito da imagem: banco Getty Images.

13deJulhode2022ás11:33

Coordenada pela Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA) uma live transmitida ontem (dia 12), no canal do youtube da entidade, reuniu especialistas do agro para analisar os desafios de elaboração do Plano Safra 2022/2023, bem como possíveis impactos para o setor. 

Anunciado pelo governo federal no último dia 29, o atual Plano Safra destina aos produtores e agricultores R$ 340,88 bilhões em recursos para custeio, investimento e comercialização, com taxas de juros abaixo da Selic (de 13,5%).

As medidas começaram a valer em 1º de julho, início da safra 2022/2023.

“Tivemos um bom plano safra e atendemos de modo bastante satisfatório os segmentos que requerem um apoio mais forte do governo federal e não desassistindo, em termos de disponibilidade de recurso de financiamento, as demais categorias produtoras", avaliou Wilson Vaz Araújo.

Araújo, que é diretor de Política de Financiamento ao Setor Agropecuário do Ministério de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) disse considerar o plano apresentador como  “um dos melhores elaborados até hoje, especialmente diante da conjuntura e perspectivas da economia brasileira.”