Consultoria prevê volatilidade nos preços do trigo

Especialista alerta as empresas para a importância do gerenciamento de riscos

|
Brasil pode ter escassez do cereal de recorde produtivo. (foto Getty Image)

Brasil pode ter escassez do cereal de recorde produtivo. (foto Getty Image)

01deAgostode2022ás15:32

O desdobramento do conflito no Leste Europeu, ainda sem uma solução definitiva, fatores climáticos na Argentina e gargalo logístico global vão continuar impactando toda a cadeia do trigo.

Para o gerente sênior de risco de Grãos e Algodão da hEDGEpoint Global Markets, Roberto Sandoli, a tendência é que haja mais oscilação e volatilidade de preços da commodity, considerando o contexto global ainda marcado pelo conflito e o processo inflacionário que está afetando o mercado como um todo.

“Além disso, ainda temos um gargalo logístico. Muitas empresas de transporte marítimo aguardam uma solução definitiva do impasse entre Rússia e Ucrânia para colocar as suas frotas de navios em operação. Levará um tempo para normalizar todo esse fluxo e não teremos um volume de exportação necessário para suprir toda demanda global pelo cereal”, avalia o especialista.

Outro fator que deve ser considerado pelos vendedores e compradores neste momento é o contexto da Argentina. O país tem sido tradicionalmente um importante exportador do cereal e se tornou ainda mais relevante depois do conflito entre Rússia e Ucrânia, maiores fornecedores globais.