Confiança dos consumidores avança 4,1 pontos em agosto, diz FGV

Indicador tem maior valor em dois anos e recupera cenários de antes da pandemia

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Após terceira alta consecutiva, indicador chegou a 83,6 pontos. (Foto: Getty Images)

Após terceira alta consecutiva, indicador chegou a 83,6 pontos. (Foto: Getty Images)

25deAgostode2022ás10:15

A confiança do consumidor brasileiro está retomando patamares de antes da pandemia de Covid-19, segundo a Fundação Getúlio Vargas. 

Nesta quinta (dia 25), a FGV divulgou que Índice de Confiança do Consumidor (ICC) do FGV IBRE subiu 4,1 pontos em agosto, a terceira alta consecutiva, e chegou a 83,6 pontos, em uma escala de zero a 200 pontos.

Em médias móveis trimestrais, o índice cresceu 2,7 pontos, e somando 80,7 pontos.

Para Viviane Seda Bittencourt, coordenador das sondagens da FGV, o resultado vem de melhora nas expectativas em relação aos próximos meses, podendo ter também uma influência da desaceleração da inflação e com a recuperação do mercado de trabalho.

“Existe uma visão mais favorável sobre o ambiente econômico no curto prazo. Isso contribui para o aumento do ímpeto de compras, que ocorre de forma mais intensa para as classes de renda mais altas”, avalia.