Brasil deve superar Índia e ser 3º maior produtor de grãos em 2023

País ficaria atrás somente dos EUA e da China na produção, segundo a FAO

|
Brasil continua na quarta posição na produção mundial de grãos, considerando arroz, cevada, milho, soja e trigo. (foto - CNA)

Brasil continua na quarta posição na produção mundial de grãos, considerando arroz, cevada, milho, soja e trigo. (foto - CNA)

20deSetembrode2022ás15:36

O Brasil continua na quarta posição na produção mundial de grãos (arroz, cevada, milho, soja e trigo).  Estudo recente realizado pela Embrapa, O Agro no Brasil e no Mundo, edição 2022, indica que o país alcançou uma produção de 250 milhões de toneladas em 2021.

Estados Unidos e China são os grandes líderes, seguidos da Índia e Brasil.  Porém, em 2023, a previsão é de o Brasil superar a Índia e se tornar o terceiro produtor mundial.

Os dados foram obtidos a partir da plataforma FAOSTAT, da Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura (FAO) para o período de 2000 a 2020, com estimativas para 2021.

Os autores do estudo são o físico e analista em Ciência de Dados Adalberto Aragão e o pesquisador Elísio Contini, com apoio técnico da analista Giani Tavares, da Rede de Observatórios da Embrapa.

Liderança em soja

Quando o assunto é soja, de acordo com as projeções, o país segue na liderança, respondendo por mais de um terço da produção mundial. Foram 131 milhões de toneladas produzidas, em 2021.

Ao mesmo tempo, é o maior exportador do grão, com 91 milhões de toneladas (50% do comércio mundial) e um faturamento de 31 bilhões de dólares. “Tanto a produção quanto as exportações de soja estão altamente concentradas em três países: Brasil, Estados Unidos e Argentina”, explica o pesquisador Elísio Contini.