Brasil e Índia reúnem-se para fortalecer comércio agropecuário

País asiático terá maior população do mundo, enquanto o agro brasileiro destaca-se em produção

|
Brasil e Índia reúnem-se para fortalecer comércio agropecuário
20deMaiode2022ás11:24

Autoridades de primeiro escalão e empresários do agronegócio do Brasil e da Índia reuniram-se ontem, em Brasília, para tratar de temas de interesse comum como comércio de produtos e insumos agropecuários e segurança alimentar.

A Índia é o segundo país mais populoso do mundo com 1,38 bilhão de habitantes e, segundo previsões, deve superar a China até 2027 (algumas projeções indicam que até mesmo antes). Já o Brasil já é o terceiro maior produtor de alimentos e, segundo a FAO, poderia liderar as exportações agrícolas no mundo nas próximas décadas.

Neste sentido, o ministro da Pesca, Pecuária e Lácteos da Índia, Parshottam Khodabhai Rupala, encontrou-se com o ministro da Agricultura, Pecuária e Abastecimento do Brasil, Marcos Montes, e também com o presidente da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA), João Martins.

“Hoje, recebi a comitiva do ministro da Pesca, Pecuária e Lácteos da Índia, Sr. Rupala. Na pauta, a ampliação do comércio de produtos agropecuários entre os dois países, a exportação de material genético de gado leiteiro e parcerias em tecnologia agrícola”, publicou o ministro Montes.

Sobre os encontros, o Sr. Rupala destacou o benefício mútuo que estreitamento da parceria entre os dois países pode trazer. “Tive um diálogo muito frutífero com meu colega brasileiro, Sr. Marcos Montes. Concordamos em fortalecer ainda mais os benefícios mútuos dessa realação”, disse.