Preço do boi gordo estabiliza após falso alarme de "vaca louca"

Mapa descarta ameaça sanitária na Bahia e tranquiliza o mercado

|
O mercado atacadista apresentou preços mais altos na semana. (Getty Image)

O mercado atacadista apresentou preços mais altos na semana. (Getty Image)

14deOutubrode2022ás15:41

O mercado físico de boi gordo registrou estabilidade nos preços ao longo da semana nas principais praças de comercialização do Brasil.

Após a turbulência no início da semana, causada por casos de Creutzfeld-Jakob na Bahia, o mercado rapidamente voltou a recuperar seus patamares de preços com os esclarecimentos por parte do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento de que os casos não estão relacionados a Encefalopatia Espongiforme Bovina (EEB).

De acordo com o analista de Safras & Mercado, Fernando Iglesias, o Brasil adota todas as normas técnicas da Organização Mundial de Saúde Animal (OIE) e possui risco insignificante para a propagação da forma clássica da EEB.

Iglesias destaca que a movimentação de negócios foi tímida durante a semana, devido ao feriado de quarta-feira (12) e ao fato de os frigoríficos contarem com escalas de abate bastante confortáveis, variando entre sete a oito dias úteis em média.

Segundo a Agência SAfras, os preços da arroba do boi gordo na modalidade a prazo nas principais praças de comercialização do País estavam assim no dia 13 de outubro: