ABPA e Abiec destacam potencial da exportação de carnes à Europa

Declaração ocorreu durante SIAL Paris 2022, uma das maiores feiras de bebidas e alimentos do mundo

|
Maior comprador do Brasil na Europa é a Holanda. (foto - divulgação ApexBrasil)

Maior comprador do Brasil na Europa é a Holanda. (foto - divulgação ApexBrasil)

21deOutubrode2022ás11:44

O potencial do Brasil para aumentar a produção de carne e frango, de forma sustentável, e suprir a demanda europeia foi defendido por representantes do setor durante debate na SIAL Paris 2022, maior feira de bebidas e alimentos da Europa

O presidente da Associação Brasileira de Proteína Animal (ABPA), Ricardo Santin, por exemplo, lembrou que o Brasil atende hoje 4% do consumo de proteína animal da Europa, número que é limitado por “acordos internacionais”. 

De acordo com Santin, o volume exportado é muito menor do que a capacidade de exportação do país. 

“O Brasil é atualmente o maior exportador mundial de frango, exportando mais de 4 milhões de toneladas para todos os continentes do planeta. Ainda assim, isso equivale a apenas 25% da produção nacional.” 

O debate na SIAL Paris 2022 foi realizado pela Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil) e contou também com a participação da diretora técnica da Associação Brasileira das Indústrias Exportadoras de Carne (ABIEC), Cinthia Torres.

Extensão de pastagens e investimentos em tecnologias 

Ambos destacaram durante o evento a enorme extensão de pastagens brasileiras e a tecnologia de controle genético para reduzir o ciclo de vida do animal até o abate como soluções para expandir a produção para comércio exterior.