Brasil tem dois terços do solo com potencial para a agricultura, diz IBGE

É o que revela estudo divulgado hoje (dia 5), Dia Mundial do Solo

|
Outros 33,5% apresentam potencialidade moderada, com problemas relativamente fáceis de serem corrigidos. (foto - Sistema CNA/Senar)

Outros 33,5% apresentam potencialidade moderada, com problemas relativamente fáceis de serem corrigidos. (foto - Sistema CNA/Senar)

05deDezembrode2022ás14:04

Entre os mais de 500 tipos de solos existentes no Brasil, 29,6% tem boa e 2,3% muito boa potencialidade ao desenvolvimento agrícola. Outros 33,5% apresentam potencialidade moderada, com problemas relativamente fáceis de serem corrigidos. 

Os dados são do Mapa de Potencialidade Agrícola Natural das Terras do Brasil divulgado hoje (dia 5) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), quando se comemora o Dia Mundial do Solo.

A data foi implementada pela Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura (FAO).

“Buscamos entender melhor o potencial agrícola do solo do Brasil e suas limitações, fazendo uma análise não indicativa de uso, mas interpretativa do solo e do relevo”, explica o analista da pesquisa, Daniel Pontoni.

O estudo, inédito, revela que, as áreas com restrições significativas são 21,4% do território nacional e em 11% do país as áreas têm restrições muito fortes ao uso agrícola.