Ministro diz que Brasil lidera debate mundial sobre mercado de metano

Segundo Joaquim Leite; proposta é usar resíduos da pecuária e agricultura e transformá-los em biogás ou biometano

|
Ministro Joaquim Leite diz que Brasil sugeriu ao mundo a criação de um mercado de metano. (foto - Agência Brasil)

Ministro Joaquim Leite diz que Brasil sugeriu ao mundo a criação de um mercado de metano. (foto - Agência Brasil)

07deDezembrode2022ás10:57

O protagonismo mundial da agricultura brasileira foi destacado em reunião realizada ontem (dia 6) entre integrantes da Frente Parlamentar da Agropecuária (FPA) e o ministro do Meio Ambiente, Joaquim Leite.

No encontro, também a participação do Brasil na Conferência do Clima das Nações Unidas (COP-27), realizada no mês passado, no Egito, com representantes de diversos países, foi destacada como uma “prova” da relevância da produção nacional.

De acordo com o presidente da FPA, deputado federal Sérgio Souza (MDB-PR), eventos internacionais sempre aguardam a opinião do Brasil, já que há uma expectativa global do que o país irá fazer a respeito do meio ambiente, diante de sua força política e técnica.

“Temos a agricultura mais desenvolvida e tecnológica do planeta. Além disso, todas as nossas pautas envolvem e beneficiam o meio ambiente, tais como, o licenciamento ambiental, regularização e pesticidas”, destacou Souza.

Segundo Leite, a estratégia de abordagem na última COP reforçou também o papel do Brasil para a solução energética tão discutida e lembrou que acordos internacionais foram realizados graças às ações realizadas nos últimos anos.