Fungo "assassino" elimina até 100% dos carrapatos em bovinos, diz agtech

Com início do verão, ocorrências com o parasita aumentam exponencialmente

Alguns casos na pecuária do Rio Grande do Sul têm resistência a 100% dos princípios ativos de carrapaticidas tradicionais. (foto - Decoy)

Alguns casos na pecuária do Rio Grande do Sul têm resistência a 100% dos princípios ativos de carrapaticidas tradicionais. (foto - Decoy)

22deDezembrode2022ás17:47

A natureza levou bilhões de anos para desenvolver inimigos naturais para pragas de todos os tipos, inclusive dos carrapatos em bovinos. O desafio é descobrir quais são eles e sua eficiência no controle de doenças e parasitas na agropecuária.

A Decoy não apenas encontrou o “fungo assassino” destes parasitas, mas, também, como produzi-los em escala industrial e de forma sustentável. Deste modo, agtech pretende ajudar a mitigar o prejuízo que ronda a casa dos R$ 10 bilhões anuais aos pecuaristas brasileiros por conta dos carrapatos.

A novidade fica ainda mais relevante na época do verão, quando a infestação de carrapatos tende a aumentar pelas condições climáticas de umidade e calor. De fato, os Rhipicephalus Microplus, popularmente conhecido como carrapato-do-boi, comemora a chegada a estação, que começou ontem (dia 21).

Após um ciclo mais lento durante o inverno, quando o parasita entra em estado de hibernação, a praga volta com força total neste período de condições ambientais favoráveis baseada no clima quente e úmido da estação devido a elevada quantidade de chuva.

“O controle biológico está crescendo de forma exponencial nos últimos anos. O que a gente fez foi expandir essa fronteira para a pecuária. Trazer o controle biológico para os animais. Já havia muitas pesquisas, mas nós avançamos para o desenvolvimento”, explica Lucas von Zuben, CEO da Decoy Smart Control.