Boletim Prohort: frutas têm queda de preços em dezembro

Por outro lado, preços de batata e tomate subiram

|
Clima mais chuvoso levou a um menor fluxo de comercialização da melancia em dezembro. (foto - Sistema CNA/Senar)

Clima mais chuvoso levou a um menor fluxo de comercialização da melancia em dezembro. (foto - Sistema CNA/Senar)

17deJaneirode2023ás14:46

Divulgado nesta terça-feira (dia 17), o 1º Boletim do Programa Brasileiro de Modernização do Mercado Hortigranjeiro (Prohort) aponta para redução nos preços das frutas em dezembro como contraponto a alta do tomate e da batata. 

Segundo a publicação, realizada pela da Companhia Nacional (Conab), somente em Rio Branco (AC), a cotação do tubérculo cresceu 61,4%.

A alta é consequência da finalização da safra de inverno e entrada, ainda insuficiente para atender a demanda, da safra das águas.

Em dezembro, de acordo com o Cepea/USP, o preço batata lavada tipo ágata subiu 9,89% em relação ao mês de novembro, situação que segue em janeiro, com alta de 20,92% nos 13 primeiros dias do mês.

A Conab destaca cenário semelhante para tomate, em transição da safra de inverno para o verão, cuja alta da média ponderada de preço em dezembro foi de 18,37% (na comparação com novembro).

Frutas em queda

Por outro lado, o preço das frutas caiu diante da maior oferta e a menor demanda por parte dos consumidores. A banana, como exemplo, teve a cotação influenciada principalmente pela maior oferta da nanica.

Por sua vez, a banana prata teve a oferta controlada diante do menor investimento na cultura nas praças do Sudeste e da ocorrência das chuvas, restringindo a oferta e a qualidade do produto.