ABC do Agro: amor pela agropecuária começa na escola

Movimento “Todos a Uma Só Voz” lança cartilha e audiobook sobre o setor para educação infantil

|
A proposta é desmistificar mitos e preconceitos sobre a agropecuária, além de aproximar as crianças ao universo da produção rural.

A proposta é desmistificar mitos e preconceitos sobre a agropecuária, além de aproximar as crianças ao universo da produção rural.

24deJaneirode2023ás10:21

O movimento “Todos a Uma Só Voz”, que reúne empresas e associações ligadas ao agronegócio, apresentou, em janeiro, a cartilha “ABC do Agro” e um audiobook "Reino Agrus" voltada à educação infantil.

No caso da cartilha, a criança em idade de alfabetização terá contato com as informações sobre o agro, produtores rurais e produtos oriundos do setor como forma de mostrar a importância da atividade econômica para a vida das pessoas. Já o audiobook, fabula sobre um reino mítico com foco nas temáticas do setor.

A proposta é desmistificar mitos e preconceitos sobre a agropecuária, além de aproximar as crianças ao universo da produção rural. “O objetivo é despertar, desde cedo, a admiração dos estudantes pelo Agro e produtores”, explica a coordenadora do Movimento ‘Todos a Uma Só Voz’, Isabel Araujo.

De acordo com ela, um dos caminhos para levar conhecimento sobre o agronegócio para a população é a escola, inserindo o tema na rotina das aulas como parte de disciplinas pertinentes, palestras e visitas ao campo, respeitando a grade curricular e as métricas de ensino de cada Estado.

A Cartilha nas escolas

Em Minas Gerais, por exemplo, o material educativo já está sendo usado.

A especialista em educação Marilei Cristina de Araújo Cruz, supervisora do curso técnico de Agronegócio da Escola Estadual Padre José Antônio Pannucci, em Conceição da Aparecida, fez uma prática diferente na Semana do Profissional de Nível Técnico no ano passado.