O que pensa a sociedade brasileira sobre políticas alimentares?
Estudo da Embrapa e da WWF Brasil analisa percepções sobre o tema e elenca prioridades
|Pesquisa aponta necessidade de se priorizar leis alinhadas ao fortalecimento da segurança alimentar. (foto - Sistema CNA/Senar)
Realizada pela Embrapa Alimentos, em parceria com a WWF Brasil, a pesquisa “Políticas públicas alimentares: percepções da sociedade e perspectivas” busca ilustrar quais são as prioridades, na visão social, do Brasil quando o tema é segurança alimentar e nutricional.
A pesquisa, cujo resultado acaba de ser divulgado, ouviu 11 especialistas em políticas públicas por meio de entrevistas em profundidade e captou percepções de 253 respondentes via questionário on-line elaborado a partir de temas identificados na etapa qualitativa.
A conclusão aponta para a necessidade de se priorizar leis alinhadas ao fortalecimento da segurança alimentar e da atuação na temática de sistemas alimentares circulares, com especial atenção às oportunidades de redução das perdas e do desperdício de alimentos.
“Identificar demandas sobre políticas públicas de alimentos e alimentação, dialogando com os diferentes níveis de governo, com o setor privado e sociedade civil, é imprescindível para nortear a construção de um plano de trabalho da Embrapa Alimentos e Territórios que contribua nessa questão”, destaca o analista Gustavo Porpino, primeiro autor do estudo.