Cartilha ensina como produzir frutas nativas do Rio Grande do Sul

Publicação estadual também tem versão infantil, em formato de conto

|
Araçá vermelho está entre as espécies nativas do Rio Grande do Sul. (foto - Seapi-RS)

Araçá vermelho está entre as espécies nativas do Rio Grande do Sul. (foto - Seapi-RS)

16deFevereirode2023ás17:24

Quais são as frutas nativas do Rio Grande do Sul? E como cultivá-las? As respostas constam na cartilha "Sabores e saberes: conhecendo e valorizando as frutas nativas do estado do Rio Grande do Sul" que acaba de ser publicada pelo governo do Estado. 

O livro, elaborado pelo Centro Estadual de Diagnóstico e Pesquisa Florestal (Ceflor) da Secretaria da Agricultura, Pecuária, Produção Sustentável e Irrigação (Seapi), reúne dez das principais espécies de frutíferas nativas do RS, e curioridade sobre seus aromas e sabores, épocas de frutificação e potenciais nutricionais.

Também vale destacar que a publicação, além de ser um compilado técnico, ganhou uma versão infantil, no formato de conto, que traz a história de um grupo de amigos que descobre mais sobre as culturas durante um passeio em uma colina.

“Na verdade, a cartilha técnica ilustrada foi elaborada para complementar o conto infantil”, esclarece a engenheira agrônoma e pesquisadora Gerusa Steffen, autora, entre outros, das publicações.

 “O material é destinado para professores e técnicos das escolas para que eles possam trabalhar essa temática com os alunos” completa.