Quais cultivares de trigo tiveram mais produtividade nesta safra?

Variedade campeã alcançou 169,7 sacas por hectare em Vacaria (RS)

Cultivar campeã teve produtividade quase três vezes maior do que a média do estado, que já foi recorde.

Cultivar campeã teve produtividade quase três vezes maior do que a média do estado, que já foi recorde.

09deMarçode2023ás09:54

O recorde de produção de trigo na safra 2022 no Brasil é explicado pelo trabalho dos agricultores, condições do clima mas, também, pela evolução das cultivares de trigo ao longo dos anos.

Segundo a Companhia Nacional da Abastecimento (Conab), o país alcançou uma produção recorde de trigo na casa dos 10,5 milhões de toneladas. O resultado, inclusive, pode levar o Brasil a tornar-se um dos 10 maiores exportadores de trigo neste ano, algo inédito.

Quanto à produção no estado, a safra de 2022 teve um resultado histórico de produtividade de trigo na região Sul do Brasil. Somente no Rio Grande do Sul, a produtividade foi de 3.941 kg/ha, uma média de 65,7 scs/ha (conforme dados de fevereiro de 2023 do Conab).

Mas quais variedades do cereal tiveram os melhores resultados?

A Fundação Pró-Sementes divulgou, ontem, na Expodireto Coopavel, o Ensaio de Cultivares em Rede (ECR) sobre a safra de trigo 2022 no Rio Grande do Sul, realizado em parceria com a Federação da Agricultura do Rio Grande do Sul (Farsul), e apoio do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar-RS).

A pesquisa é anual e visa auxiliar produtores rurais a escolherem os melhores cultivares para as suas propriedades de acordo com a região. O excelente desempenho das lavouras ficou evidente com resultados de várias regiões em diferentes cultivares.