Federações estaduais mobilizam-se para evitar novas invasões

Mato Grosso avisa que terá tolerância zero com atividade ilegais; já Faesp mantém grupo de monitoramento integral

|
Encontro promovido pela Faesp para tratar das invasões de terra. (foto - Faesp)

Encontro promovido pela Faesp para tratar das invasões de terra. (foto - Faesp)

09deMarçode2023ás11:41

Após invasões em propriedades rurais  em pelo menos cinco estados, no mês passado, as federações estaduais do Mato Grosso e de São Paulo mobilizam-se para proteger seus produtores e assegurar tranquilidade ao setor. 

Tanto no Mato Grosso quanto em São Paulo – que teve terras invadidas durante o carnaval pelo movimento FNL – o discurso é de tolerância zero contra os atos definidos como pelas entidades como ilegais.

“O direito de propriedade é o pilar mais importante da atividade produtiva rural, além de assegurar a moradia do produtor e da sua família, viabiliza o desenvolvimento social e econômico da atividade”, diz o presidente do Sistema Famato, Vilmondes Tomain.

Ele esteve presente nesta quarta-feira (dia 8) em reunião com o governador de Mato Grosso, Mauro Mendes, o secretário-chefe da Casa Civil, Mauro Carvalho e o secretário de Segurança Pública, coronel César Augusto Roveri, sobre as invasões ilegais a propriedades rurais em outros estados brasileiros. 

“As invasões ilegais colocam em risco a subsistência de famílias e o abastecimento de alimentos para o Brasil e o mundo”, destacou Tomain. 

O governador Mauro Mendes avisou que o Estado terá “terá tolerância zero com qualquer tipo de atividade de invasão, qualquer tipo de atividade criminosa.”

“Determinei ao secretário de Segurança Pública prontamente agir para defender a integridade e a vida das pessoas. Vamos trabalhar juntos, na legalidade, com o Ministério Público, com a justiça para defender todos aqueles que produzem”, disse Mauro Mendes.