Mercado espera retomada da exportação de carne bovina à China neste mês
Especialista aponta importância da retomada das exportações de carne bovina para a China para o comércio exterior brasileiro
|Demanda chinesa por carne bovina deve continuar aumentando em 2023. (foto - divulgação)
A definição pela volta da importação da carne bovina brasileira pela China está nas mãos do governo do gigante asiático. Na última quinta-feira (8), foi essa a afirmação do ministro da agricultura, Carlos Fávaro, após reunião entre representantes do Ministério da Agricultura e da Administração Geral de Aduanas da China (GACC).
A comercialização para a China está suspensa desde o dia 23 de fevereiro, quando houve a confirmação da doença da vaca louca em um boi de 9 anos, no Estado do Pará. O animal foi sacrificado e a carcaça incinerada.
Segundo a Associação de Comércio Exterior do Brasil (AEB), a China é o país que o Brasil mais exporta carne bovina, representando aproximadamente 60% do total dos embarques do produto brasileiro.
Para Fábio Pizzamiglio, diretor da Efficienza, empresa especializada na assessoria para o comércio exterior, a retomada das exportações de carne bovina para a China seria uma notícia muito positiva para o comércio exterior brasileiro.