Dia do Índio: tribos também plantam grandes lavouras de grãos no Brasil

    Cooperativa de povos originários beneficia 2 mil pessoas de quatro etnias e usa 19 mil hectares para produzir soja, milho, feijão, sorgo e painço no Mato Grosso.

    "Nesta safra passada de 2020/21, as nossas lavouras produziram mais de 400 mil sacas de soja e 150 mil sacas de feijão", disse Eliane. (foto - Coopinahama)

    "Nesta safra passada de 2020/21, as nossas lavouras produziram mais de 400 mil sacas de soja e 150 mil sacas de feijão", disse Eliane. (foto - Coopinahama)

    19deAbrilde2023ás15:02

    O que define a identidade de um povo? Segundo a indígena Eliane Zoizocaeroce, não é só a forma de produzir algo.

    Ela é a presidente da Coopihanama e lidera um empreendimento agrícola que beneficia mais de 2 mil nativos plantando 19 mil hectares de soja, milho, feijão, sorgo e painço no Mato Grosso.

    Coopihanama é a abreviação de Cooperativa Agropecuária dos Povos Indígenas Haliti-Paresi, Nambikwara e Manoki, que reúne tribos no entorno de duas grandes reservas indígenas, com cerca 2 milhões de hectares, próximos à cidade de Campo Novo dos Parecis.

    “Se eu falar que é fácil, estaria mentindo, mas com planejamento e dedicação dá para fazer tudo. Confiaram a mim essa liderança na Cooperativa. Hoje estou aqui para cuidar desse patrimônio que é da nossa comunidade”, pontua Eliane.

    Na década de 1980, a população originária na região estava diminuindo porque esta área não é abundante em alternativas alimentares, como peixes ou animais de caça. Os indivíduos estavam deixando suas terras para encontrar outros meios de vida.

    “Nosso povo, mulheres e crianças, sofreu até com a desnutrição. Vinte anos atrás, não havia apenas 300 indivíduos. Se não fosse agricultura por aqui, seríamos dizimados ou todos iriam embora”, disse o cacique Ronaldo Zokezomaiake, ex-presidente da Coopihanma.

    No início dos anos 2000, eles resolveram empreender por conta própria. A alternativa era o agronegócio. Se os povos originários podem plantar em fazendas não indígenas da região, por que não em suas próprias terras?

    A primeira experiência foi abrir uma área de arroz em 2005. Nos anos seguintes, as tribos começaram com soja convencional (não OMG), milho, feijão e girassol, usando as mesmas técnicas do “homem branco”.

    “Em poucos anos, toda a nossa população voltou e não temos mais fome ou desnutrição. Se sabemos fazer, temos que fazer. Durante muito tempo, eles nos viram como incapazes. Isso não é verdade. Só precisamos de uma oportunidade para fazer no caminho certo”, defende Ronaldo.

    Ele discorda sobre a ideia de que eles estão perdendo sua identidade porque, sem recursos próprios, a cultura desaparecerá completamente em poucos anos. Na verdade, os antigos Parecis já plantavam há séculos, mas usando outras técnicas que não são mais viáveis hoje em dia.


    “A agricultura é a nossa religião, há centenas de anos. Se não temos comida, morremos como cultura e como povo. Se usarmos roupas ou tratores, não estamos nos tornando brancos. Quando tivermos nossos recursos para ser o que queremos, nossa linguagem, rituais e entendimento da vida permanecerão. Agora estamos mais fortes”, acrescenta.

    Sustentabilidade

    Mesmo mantendo o meio de vida dos índios, outra preocupação está relacionada à conservação da natureza.

    Os 19 mil hectares de lavoura mecanizada equivalem a cerca de 1,7% da área do território, além das roças de subsistência, demais projetos agrícolas familiares, bem como outras atividades produtivas das mais de 80 aldeias.

    “Não ocupamos menos de 2% da nossa área nas 11 unidades produtivas e o restante dos 98% do território é totalmente preservado sem qualquer tipo de invasão ou degradação”, acrescenta Eliane.

    Os processos de formalização da produção profissional foram acompanhados pela Funai (Fundação Nacional do Índio), apesar da “situação de fato” era que já estavam plantando. De qualquer forma, as lavouras foram alocadas em posições estratégicas para minimizar qualquer impacto no ecossistema.

    Por exemplo, essas plantações não são contíguas e ocorrem longe das cabeceiras dos rios e das aldeias indígenas, onde a maioria dos indivíduos vive e mantém suas tradições apesar de muitos confortos “modernos” como luz elétrica, televisão, antena parabólica, carros e assim por diante.

    Em 2016, a Funai e os índios desenvolveram projetos de gestão territorial para a criação das cooperativas Hanana e Matsine. O objetivo era permitir que os índios se representassem formalmente.

    Em 2022, a previsão de faturamento superou os R$ 150 milhões e o recurso a ser dividido entre os cooperados chegou a R$ 9 milhões; em 2021 foram cerca de R$ 8 milhões. “Além disso, temos 202 funcionários na Coopihanama, todos com carteira assinada”, se orgulha Eliane.

    Algumas tribos estão investindo seus lucros em educação e estrutura de saúde dentro de suas comunidades. Muitos deles, velhos ou crianças, falam apenas a sua própria língua e não o português. Poucos conseguiam se comunicar fluentemente com outros brasileiros.

    Ela conta que um dos objetivos da sua gestão é sempre oferecer cursos também de capacitação profissional aos cooperados. Para este ano, estão previstas 90 vagas no curso de Gestão de Negócios e 30 vagas para Técnico em Agropecuária, ambos através de parceria com o Instituto Federal do Mato Grosso (IFMT).

    Produtividade

    Como qualquer agricultor, a Coopihanama está interessada em produtividade e resultados.

    Nesta safra passada de 2020/21, as lavouras produziram mais de 400 mil sacas de soja e 150 mil sacas de feijão. Eles plantaram, também, a safrinha com expectativa de produção de mais de 350 mil sacas de milho pipoca, 100 mil sacas de feijão Mungo, Caupi e Azuk.

    Os projetos futuros da Coopihamana são buscar linhas de crédito para projetos de agricultura familiar, outras alternativas de produtividade nas cooperativas (pecuárias, suinocultura, aviário e outros), ampliar a comercialização da produção em terras indígenas no mercado interno e externo e construir silos e armazéns.

    Temas nesta notícia