Consumo nos lares brasileiros aumenta 1,9% no primeiro tri de 2023, diz Abras
Páscoa ajudou a elevar vendas em 7,29% na comparação de março para fevereiro
|
Itens como cebola (-36,75%), batata (-11,99%) e tomate (-10,07%) caíram o preço. (foto - Freepik)
O consumo nos lares brasileiros, medido pela Associação Brasileira de Supermercados (Abras), encerrou o primeiro trimestre com alta de 1,98%, na comparação com 2022, segundo balanço divulgado nesta quinta-feira (dia 27).
De acordo com dados da Abras, o desempenho do mês passado aponta aumento foi de 7,29%; na comparação com fevereiro, puxado pelas vendas dos produtos típicos da Páscoa, e de 4,58% frente ao mesmo mês de 2022.
Segundo Abras, o valor da cesta de 35 produtos de largo consumo (alimentos, bebidas, carnes, produtos de limpeza, itens de higiene e beleza) registrou queda de 0,94% no primeiro trimestre.
Em março houve queda de 0,62%, fazendo com que o preço na média nacional passasse de R$ 752,04, em fevereiro, para R$ 747,35 em março.