Bandeira branca? Caiado anuncia primeiras obras com “taxa do agro”
Já Paraná comemora acordo com União para leiloar estradas à iniciativa privada
|Reunião que aprovou destinação dos recursos do Fundeinfra. (foto - governo de Goiás)
O governador de Goiás, Ronaldo Caiado, anunciou ontem (dia 3) as três primeiras obras que serão realizadas com os recursos do Fundo de Estadual de Infraestrutura (Fundeinfra), que são oriundos da nova alíquota de 1,65% sobre produtos agropecuários.
A taxação, vale lembrar, mobilizou produtores do estado, contrários a cobrança do imposto, quando houve até mesmo uma invasão da Assembléia Legislativa do estado.
O pagamento chegou a ser suspenso provisóriamente, mas a cobrança acabou liberado no mês passado, por decisão do Supremo Tribunal Federal (STF).
Nesta quarta-feira, o Governo, até em uma tentativa de “mostrar compensação ao agro” revelou que o dinheiro arrecada será utilizado na duplicação da GO-174, entre Rio Verde e Montividiu; e na pavimentação da GO-401, na região do Rio Preto; e da GO-309, entre Cristalina e Unaí, na divisa com Minas Gerais.
“Garantiremos a velocidade do Governo em dar continuidade ao que está sendo feito com a contribuição dos produtores e também das minerações”, disse o governador Ronaldo Caiado.
O chefe do Executivo estadual acrescentou que as rodovias estão em áreas produtivas com dificuldade logística para fazer chegar os produtos aos consumidores e também os insumos necessários para o plantio da safra.