Confira o Ranking dos Maiores Laticínios do Brasil em 2022

Setor testemunhou mudança entre as três primeiras colocadas

"Produtor e indústrias devem procurar ganhos de produtividade para que possam enfrentar situações desfavoráveis", disse o presidente da Abraleite

"Produtor e indústrias devem procurar ganhos de produtividade para que possam enfrentar situações desfavoráveis", disse o presidente da Abraleite

08deMaiode2023ás11:04

O 26º Ranking dos Maiores Laticínios do Brasil, divulgado na última sexta-feira (dia 5) pela Abraleite (Associação Brasileira dos Produtores de Leite), aponta a Bela Vista, a Unium e Alvoar Lácteos como os três principais do país. A Nestlé, que ocupava o terceiro posto no Ranking sobre 2021, caiu para a quarta colocação no ano passado.

O levantamento faz referência ao ano de 2022 e inclui 14 empresas e cooperativas que responderam ao questionário da associação, com apoio da CNA, Embrapa Gado de Leite, G100, OCB e Viva Lácteos e patrocínio da ABS Brasil.

Em 2022, a captação total das empresas participantes caiu 2,4% no ano passado em relação a 2021, somando 8,403 milhões de litros ou 35% do total do leite sob inspeção no Brasil.

“O ranking espelha a situação vivida no mercado em 2022 de redução na oferta de leite, comparativamente ao ano anterior, em decorrência da soma de diversos fatores dentre eles o clima, altos custos de produção nas propriedades leiteiras e das indústrias e queda no consumo”, avalia Geraldo Borges, presidente da Abraleite.