Tomate sobe 60% e puxa alta das hortaliças em abril, diz Conab

Por outro lado, preços das frutas caíram no mês passado

|
Tomate registrou alta em todas as praças consultadas. (foto - Aline Fernanda Aline por Pixabay)

Tomate registrou alta em todas as praças consultadas. (foto - Aline Fernanda Aline por Pixabay)

17deMaiode2023ás16:24

O consumidor provavelmente sentiu nas gôndolas dos mercados a alta de até 60% no preço do tomate registrada no mês de abril e após período de queda nas cotações nos primeiros três meses de 2023. 

Segundo o 5 º Boletim do Programa Brasileiro de Modernização do Mercado Hortigranjeiro (Prohort), divulgado nesta quarta-feira (17) pela Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), o tomate puxou a elevação média de 34% no preço das hortaliças na comparação com março.

O levantamento aponta que a maior alta ficou com o Ceagesp São Paulo, onde o quilo chegou a R$  5,55, alta de 60,4% na comparação com o mês anterior. No Ceasa Goiânia, o preço chegou a R$ 6,47, o que aponta uma alta de 53,99%.

Segundo a Conab, este cenário de alta em todas as praças está relacionado a oferta, que caiu em torno de 15% em abril, pressionando os preços para cima.

“Essa redução é explicada pela saída da produção da safra das águas que não foi compensada pela entrada da safra de inverno, que a partir de agora abastecerá as Ceasas”, diz o informativo.

A transição de safras da batata também influenciou na oferta do tubérculo no atacado, provocando a alta nas cotações, que subiram na média ponderada 16,4%, revelando movimento típico para a época do ano.