Bancos aumentam exigência ambiental para financiar frigoríficos
Novo regulamento estabelece protocolo contra desmatamento ilegal nas operações de crédito
|Bancos irão solicitar a frigoríficos, na Amazônia Legal e no Maranhão, a implementação de um sistema de rastreabilidade até 2025.
A Febraban aprovou novo ato normativo para aumentar as exigências ambientais para concessão de crédito a cadeia da carne bovina. Assim, os bancos brasileiros terão de cumprir um protocolo com requisitos mínimos comuns para combater o desmatamento ilegal.
As novas regras, aprovadas em março, determinam que os bancos irão solicitar aos seus clientes frigoríficos, na Amazônia Legal e no Maranhão, a implementação de um sistema de rastreabilidade até 2025.
O monitoramento deverá demonstrar a não aquisição de gado associado ao desmatamento ilegal de fornecedores diretos e indiretos por parte de frigoríficos e matadouros que tenham linhas de crédito.
Este sistema deverá contemplar informações como embargos, sobreposições com áreas protegidas, identificação de polígonos de desmatamento e autorizações de supressão de vegetação, além do Cadastro Ambiental Rural (CAR) das propriedades de origem dos animais.
Aspectos sociais, como a verificação do cadastro de empregadores que tenham submetido trabalhadores a condições análogas à de escravo, também foram considerados.