Rastreabilidade bovina agrega valor à carne brasileira, diz CNA
Entidade atua em parceria com startup para disseminar tecnologia na pecuária nacional
|Rastreabilidade permite identificação individual desde o nascimento até o abate do animal. (foto - CNA/Senar)
A rastreabilidade bovina é uma ferramenta que agregará ainda mais valor à carne brasileira, além de ajudar a ampliar mercados, defende o diretor executivo adjunto do Instituto CNA, Matheus Ferreira.
Para ele, o debate sobre o tema, bem como sobre sua aplicação nos rebanhos, é de extrema importância para o crescimento do setor.
Não por coincidência, diz Ferreira, a CNA vem investindo na propagação da tecnologia e em parcerias com startups que possam acelerar caminhos e facilitar que a rastreabilidade seja possível aos produtores.
“Com a Assistência Técnica e Gerencial, as propriedades conseguiram aumentar significativamente a taxa de lotação e margem bruta por hectare. Já com os protocolos podemos dar mais um passo em prol da rastreabilidade e elevar o número de animais identificados. Um diferencial em termos mercadológicos e competitivos para o setor”, defendeu.
Ferreira participou na última sexta-feira, do debate “Pecuária: rentabilidade, inovação e sustentabilidade”, promovido pela Agrotic, com o objetivo de disseminar o uso das tecnologias de informação, comunicação e da internet das coisas no campo brasileiro.