Cenoura e mamão registram queda nos principais mercados atacadistas, diz Conab

Outra hortaliça que registrou retração foi a batata - a média ponderada do tubérculo ficou 8,37% abaixo ante abril

|
A queda média ponderada da cenoura foi de 21,23%, com destaque para os preços na Ceasa do Ceará, que caíram 29,7%. Foto: Wenderson Araujo

A queda média ponderada da cenoura foi de 21,23%, com destaque para os preços na Ceasa do Ceará, que caíram 29,7%. Foto: Wenderson Araujo

20deJunhode2023ás14:09

A cenoura e o mamão ficaram mais baratos nos principais mercados atacadistas do país, graças a um aumento sazonal de oferta, como mostra o 6º Boletim Prohort, divulgado pela Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), que analisa os dados de comercialização registrados no último mês de maio.

A queda média ponderada da cenoura foi de 21,23%, enquanto do mamão foi de 17,09% em comparação a abril.

Após consecutivas altas, as cotações da cenoura voltaram a cair em todas as Centrais de Abastecimento (Ceasas) verificadas pela estatal. O total movimentado do produto nas Ceasas consideradas no boletim aumentou 16,5% em maio em relação a abril. O destaque foi no Ceará, onde a raiz apresentou queda de 29,7% na comparação com abril.

Mamão

A maior quantidade de mamão, principalmente da variedade formosa, influencia na queda dos preços. Além disso, a queda da qualidade por causa do frio e da concorrência com outras frutas também explicam as baixas nas cotações praticadas no último mês. Os valores praticados na comercialização da variedade papaya também diminuíram, mas em menor intensidade.

O mamão teve recuou médio de 17,09% em maio ante abril, com maior baixa sendo registrada em Belo Horizonte, de 27,52%. A oferta cresceu principalmente de formosa.