Mato Grosso construirá Parque Tecnológico para inovação no agro

Projeto já está em construção e deve entrar em operação já em 2024

Secretário de Ciência, Tecnologia e Inovação do governo estadual, Allan Kardec, afirmou que Parque será uma conquista histórica para o estado. (Foto - Fabio Manzini)

Secretário de Ciência, Tecnologia e Inovação do governo estadual, Allan Kardec, afirmou que Parque será uma conquista histórica para o estado. (Foto - Fabio Manzini)

20deJulhode2023ás11:08

Lomocotiva do agronegócio brasileiro, o estado do Mato Grosso vai aumentar a aposta na inovação. A partir do ano que vem, o estado ganhará um Parque Tecnológico, com previsão de inauguração em maio de 2024, na cidade de Várzea Grande.

O equipamento tem o objetivo de promover pesquisa e inovação na área tecnológica e de estimular a cooperação entre instituições de pesquisa, universidades e empresas, além de fomentar o agronegócio do local.

“Esse parque é um importante mecanismo no processo de inovação tecnológica de Mato Grosso, em especial por ter a capacidade de promover o desenvolvimento de empresas a partir de ideias e tecnologias geradas em instituições de ensino e pesquisa, mas com a parceria de executivos e empresários”, explica secretário de Ciência, Tecnologia e Inovação do governo estadual (Seciteci), Allan Kardec, em entrevista ao Agrofy News.

Na prática, serão incubadas empresas de base tecnológica nas áreas do agro, biotecnologia, geociências e química verde e novos materiais, tecnologia da informação e comunicação.

De acordo com o secretário, a implantação do Parque Tecnológico gera, em médio prazo, uma nova polaridade no empreendedorismo técnico-científica do estado, estimulando o crescimento e a diversificação econômica do local através de empresas de alto valor agregado.