Por que os cereais são o principal alimento do ser humano?
Mais de 2 bilhões de toneladas de cereais são cultivadas no mundo anualmente
Por conterem grande quantidade de carboidratos, são considerados a principal fonte de energia ingerida pelos seres humanos. (foto - ilustrativa)
Cada um dos mais de 8 bilhões de seres humanos necessita ingerir, em média, 2,4 mil calorias por dia a fim de manter a saúde.
Para isso, nossa espécie definiu, ao longo de milhares de anos, um “prato” que não pode faltar no cardápio: os cereais.
Sim, os cereais estão praticamente todos os dias na dieta humana, independente da cultura ou preferências alimentares. É quase impossível ter um cardápio sem a inclusão de algum produto a base de cereal.
Muitos dos alimentos que consumimos são cereais ou produtos que contenham cereais na sua composição. Afinal, eles são utilizados principalmente para a fabricação de farinhas destinadas à panificação ou como farelos para a fabricação de ração animal.
Por conterem grande quantidade de carboidratos, são considerados a principal fonte de energia ingerida pelos seres humanos. Em média, eles apresentam 12-13% de água, 9-13% de proteína, 2-5% de lipídios, 0,5-2% de fibras e 1-3% minerais.
Outro fator importante foi que, ao longo da história, estes itens foram relativamente fáceis de produzir, inclusive entre os povos antigos. No México, por exemplo, o milho era chamado de “sustento da vida”.
Assim, além dos fatores nutricionais e agrícolas, práticas culturais também desenvolverram-se e favorecem a “preferência humana” por essa espécie de plantas até a atualidade.