Quais são as novas raças que estarão na Expointer 2023?

Das 89 espécies presentes na edição duas são novidades e uma volta, depois de estar ausente há bastante tempo

|
Raça Merino Australiano Naturalmente Colorido participa pela primeira vez da Expointer - (Foto - Arquivo Pessoal)

Raça Merino Australiano Naturalmente Colorido participa pela primeira vez da Expointer - (Foto - Arquivo Pessoal)

07deAgostode2023ás11:41

A 46ª Expointer acontece no Parque de Exposições Assis Brasil, em Esteio, no Rio Grande do Sul, de 26 de agosto a 3 de setembro. Nesta edição, o evento vai contar com 3.480 animais de 89 raças na modalidade de argola. Apenas as aves e pássaros não vão estar presentes por causa da influenza aviária.

Das 89 raças presentes na edição, entre ovinos, bovinos, zebuínos, bubalinos, equídeos, caprinos e pequenos animais, duas são novas e volta, depois de estar ausente há bastante tempo.

A raça Merino Australiano Naturalmente Colorido, entre os ovinos, será novidade no evento. Ela vai estar pela primeira vez em Esteio.

O criador Éverson Bravo, de Glorinha, destaca que esta raça foi selecionada para produção de lã fina, com qualidade, sedosidade e suavidade. É a raça de melhor qualidade de lã que existe para alta costura, segundo ele.

“Existe uma demanda de mercado muito grande aqui na região sul, tanto para a lã das ovelhas naturalmente coloridas, que podem ser destinadas para a alta costura e para o artesanato, quanto para as peles naturalmente coloridas, utilizadas na produção de pelegos para arreios, para rodeios, para o homem do campo, entre outros”, destaca o criador.

Os ovinos vêm aumentando a sua participação na Expointer a cada ano. Neste ano de 2023 são 980 animais de 15 raças, no ano passado foram 892, um aumento de 9,87%.

Caprinos

Os caprinos também têm raça nova desfilando na feira: a Savana, originária da África, Ela vai estar com dois exemplares.