Japão retira suspensão a produtos avícolas de Santa Catarina
Embargo vinha desde 17 de julho após registro de foco em uma ave de subsistência
|O Japão é o maior importador de carne de frango de Santa Catarina
O Japão colocou fim a suspensão temporária da importação de carne de aves, ovos e derivados da carne de aves produzidas em Santa Catarina. A decisão tinha sido tomada pelo país oriental após o estado detectar o primeiro caso de influenza aviária de alta patogenicidade (IAAP) do país em uma ave de subsistência, no município de Maracajá.
A suspensão temporária estava em curso desde o dia 17 de julho. A informação do fim do embargo foi dada hoje (dia 18) pelo governador de Santa Catarina, Jorginho Mello.
“Santa Catarina está livre da gripe aviária. Somos um estado referência em sanidade animal e essa questão pontual de foco da gripe aviária já é algo superado por nós, e também pelo Ministério da Agricultura”, destacou o governador.
No mês de julho, o governador catarinense recebeu o embaixador do Japão no Brasil, Teiji Hayashi, para tratar sobre o embargo, Após o encontro, o embaixador enviou uma carta para autoridades japonesas ressaltando o trabalho feito no estado.
No mesmo mês, o ministro da Agricultura e Pecuária, Carlos Fávaro, esteve no Japão para tratar especialmente sobre o protocolo de Influenza Aviária de Alta Patogenicidade (IAAP) para as exportações de produto para o país.
Santa Catarina tem nove casos de gripe aviária confirmados (oito em ave silvestre e um em ave de subsistência).