Nova parceria vai promover o café brasileiro no exterior

ApexBrasil e BSCA firmam protocolo com esta finalidade com duração de dois anos

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Acordo visa ampliar as exportações de café, atraindo compradores, realizando concursos e participando de feiras internacionais

Acordo visa ampliar as exportações de café, atraindo compradores, realizando concursos e participando de feiras internacionais

18deAgostode2023ás15:16

A Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil) e a Associação Brasileira de Cafés Especiais (BSCA) formaram nova parceria para promoção do café brasileiro no mercado global.

O convênio, com duração de dois anos, visa ampliar as exportações de café, atraindo compradores, realizando concursos e participando de feiras internacionais. O evento foi realizado na cidade de Varginha, em Minas Gerais.

O acordo traz diversas inovações. Entre elas, uma atenção especial à variedade robusta, certificações de qualidade e sustentabilidade, e um foco especial nos cafés produzidos por mulheres. Como destaque, haverá uma ação pioneira de formação de graders femininas.

"É uma parceria histórica com a BSCA e os cafés especiais. Estamos aqui renovando o convênio, trazendo inovações, apoiando a presença feminina na cafeicultura e trabalhando com pequenos produtores e cooperativas, sem esquecer os que já estão no mercado há muito tempo", disse o presidente da ApexBrasil, Jorge Viana.

Segundo Viana, é necessário unir forças para fortalecer uma marca do “Café Brasil” no cenário internacional.

“Embora o Brasil seja um dos maiores produtores de café do mundo, ainda há um longo caminho a percorrer para ganhar reconhecimento global. Precisamos de uma marca forte para isso, especialmente em mercados como Europa, Ásia e Estados Unidos”, disse.