Teste genético melhora a produção de trutas no Brasil
Nova ferramenta permite que criadores seleccionem reprodutores mais adequados
|
Ferramenta permite obter soluções simples, de baixo custo, práticas e inovadoras, capazes de promover a qualificação
Os produtores da truta-arco-íris (Oncorhynchus mykiss), um dos peixes de águas frias mais valorizados, agora podem contar com uma ferramenta para melhorar e garantir a qualidade das matrizes, reprodutores e alevinos.
A Embrapa Recursos Genéticos e Biotecnologia (DF) oferece um serviço que ajudará na avaliação da estrutura e da diversidade genética dentro e entre plantéis comerciais de reprodutores dessa espécie. A ferramenta é oferecida pela plataforma AquaPLUS e é chamada o TrutaPLUS.
Graças a inovação, criadores poderão selecionar reprodutores mais adequados, baseando-se em informações genéticas.
A ferramenta TrutaPLUS evita cruzamentos consanguíneos (de animais aparentados) que podem gerar proles com problemas genéticos e ainda identifica os reprodutores mais adequados, que geram descendentes com melhor desempenho.
Estudo
Segundo o pesquisador Alexandre Caetano, as pesquisas com a truta-arco-íris no Brasil estiveram até o momento, principalmente, voltadas para aspectos ecológicos e históricos da introdução da espécie no País, a viabilidade econômica do sistema produtivo, aspectos reprodutivos, sanitários e manejo.