Produtor declara novo recorde mundial de produtividade com 231,7 sacas de soja por hectare

Marca foi atestada pela Universidade de Georgia, mas ainda não foi reconhecida pelo Guinness Book

|
Antes da colheita, Harrell observou um tamanho fenomenal de grãos e mais vagens de quatro grãos. (foto - AgWeb)

Antes da colheita, Harrell observou um tamanho fenomenal de grãos e mais vagens de quatro grãos. (foto - AgWeb)

28deAgostode2023ás11:27

O produtor estadunidense Alex Harrel, de 33 anos, alcançou 231,7 sacas por hectare, segundo o site Agweb, e pode ter o novo recorde mundial de produtividade de soja.

A nova marca foi obtida em uma propriedade no sudoeste do estado de Georgia e supera o também norte-americano Randy Dowdy, que havia obtido 191,6 sacas de soja por hectare.

A realização foi atestada pela Universidade de Georgia, mas ainda não foi reconhecida pelo Guinness Book ou outra entidade oficial.  

Em seus 1,3 mil hectares no condado de Lee, Harrell cultiva milho, soja, melancia e trigo. “Foi surreal estar sentado naquela cabine olhando para o monitor de desempenho”, conta Harrell.

Em 2023, desde o início da Competição de Produção de Soja da Geórgia, Harrell decidiu se esforçar muito em um campo de 32 hectares irrigado por um pivô central.

Em 2022, o campo foi plantado com milho e, durante o inverno de 2022-23, foi coberto com uma mistura de aveia, centeio e triticale. Em 1,6 hectare da área, Harrell acelerou a todo vapor.