Governo lança novo Fome Zero com foco na agricultura familiar

Objetivo é tirar o país do Mapa da Fome, reduzir as taxas de pobreza e de insegurança alimentar e nutricional

|
Plano Brasil Sem Fome integra um conjunto de 80 ações e políticas públicas para alcançar cerca de 100 metas traçadas. (Foto - Tony Oliveira/ Agência Brasília)

Plano Brasil Sem Fome integra um conjunto de 80 ações e políticas públicas para alcançar cerca de 100 metas traçadas. (Foto - Tony Oliveira/ Agência Brasília)

31deAgostode2023ás15:21

Com objetivo de tirar o país do Mapa da Fome, reduzir as taxas de pobreza e de insegurança alimentar e nutricional, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva lança o Plano Brasil Sem Fome em Teresina, no Piauí.

Com a agricultura familiar como um dos norteadores do projeto, o plano integra um conjunto de 80 ações e políticas públicas para alcançar cerca de 100 metas traçadas. São três eixos centrais, de acordo com Valéria Burity, secretária extraordinária de Combate à Fome, do Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome.

"O primeiro eixo reúne ações de garantia de acesso à renda, e também de promoção de cidadania, acesso à política pública de proteção social. O segundo eixo reúne ações que vão desde a produção até o consumo de alimentos adequados e saudáveis. E o terceiro eixo é de mobilização dos outros Poderes, dos outros Entes federativos e da sociedade civil, para que a gente reúna esforços para, de fato, combater a fome no país", afirmou Valéria.

Entre as novidades, segundo a secretária, está a proposta de integrar os sistemas de segurança alimentar, de assistência social e de saúde no esforço de alcançar a meta.

Algumas ações já estão em curso. Entre elas, Burity citou o reajuste per capita do Programa Nacional de Alimentação Escolar (Pnae), o novo Bolsa Família, a valorização do salário mínimo, a retomada do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA), o Plano Safra da Agricultura Familiar, entre outras.