Saiba como funcionará o Plano Brasil Sem Fome

Projeto terá agricultura familiar como um dos norteadores e busca segurança alimentar

|
Plano tem entre as metas reduzir a pobreza e o número de pessoas sem acesso a uma alimentação adequada. (Foto - Arquivo/Agência Brasil)

Plano tem entre as metas reduzir a pobreza e o número de pessoas sem acesso a uma alimentação adequada. (Foto - Arquivo/Agência Brasil)

01deSetembrode2023ás14:34

O Plano Brasil Sem Fome é o novo programa do governo federal que tem o objetivo de tirar o país do Mapa da Fome, reduzir as taxas de pobreza e de insegurança alimentar e nutricional.

Combate à fome é o propósito do presidente Luiz Inácio Lula da Silva. “Demos mais um passo importante para que toda pessoa que mora neste país consiga tomar café da manhã, almoçar e jantar todos os dias,” disse após assinar o decreto no Piauí que foi publicado hoje (dia 1), no Diário Oficial da União.

Com a agricultura familiar como um dos norteadores do projeto, o plano tem entre as metas reduzir a pobreza e o número de pessoas sem acesso a uma alimentação adequada com os nutrientes capazes de manter o organismo em equilíbrio e saudável.

Para alcançar isso, haverá um esforço articulado de municípios, estados, Distrito Federal, União e sociedade civil para que o Sistema Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional (Sisan) seja fortalecido até que o Brasil deixe de constar no Mapa da Fome da Organização das Nações Unidas (ONU).

As pessoas em situação de insegurança alimentar grave são o público-alvo do Plano Brasil Sem Fome e deverão ser identificadas por meio do Cadastro Único (CadÚnico), que também será usado para o planejamento das mais de 80 ações previstas.