Paraná inaugura plantio brasileiro de soja na nova safra
Expectativa de que sejam colhidos 21,9 milhões de toneladas
|
Com o fim do vazio sanitário, pelo menos 1% da área estimada de 5,8 milhões de hectares já está semeada. (Foto - Alessandro Vieira/PR)
O estado do Paraná inaugurou o plantio brasileiro de soja na nova safra. Com o fim do vazio sanitário, pelo menos 1% da área estimada de 5,8 milhões de hectares já está semeada.
A expectativa é de que sejam colhidos 21,9 milhões de toneladas, volume pouco inferior às 22,4 milhões de toneladas da safra anterior, que foi recorde. A análise é do Boletim de Conjuntura Agropecuária referente à semana de 6 a 14 de setembro, preparado pelos técnicos do Departamento de Economia Rural (Deral), da Secretaria de Estado da Agricultura e do Abastecimento do Paraná (Seab).
O período do vazio sanitário iniciou em 10 de junho no estado e nesse prazo de 90 dias ficou proibido ter qualquer planta viva de soja nos campos paranaenses. A medida tem como principal finalidade a redução dos riscos associados à proliferação do fungo responsável pela ferrugem asiática.
Rondônia, Mato Grosso, Pará, Mato Grosso do Sul e São Paulo são os próximos estados a começarem o plantio. O vazio sanitário nestes estados termina amanhã (dia 15).
Milho: colheita no fim
Segundo o Boletim de Conjuntura Agropecuária do Paraná, a colheita da segunda safra de milho evoluiu durante a semana e chegou a 89% da área total, estimada em 2,37 milhões de hectares. Restam apenas 260 mil hectares a serem colhidos, sobretudo na região Norte do Estado, onde o plantio acontece mais tarde.