Hortaliças apresentam queda e frutas registram alta em agosto

Conab divulgou hoje 9º boletim com a cotação nas Ceasas

|
Batata foi a que mais barateou, com uma queda de preços unânime em todas as Ceasas. (Foto - Wenderson Araujo)

Batata foi a que mais barateou, com uma queda de preços unânime em todas as Ceasas. (Foto - Wenderson Araujo)

25deSetembrode2023ás14:51

O mês de agosto apresentou queda no preço médio das principais hortaliças e alta nas frutas. Os dados são do 9º Boletim do Programa Brasileiro de Modernização do Mercado Hortigranjeiro (Prohort), divulgado pela Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) hoje (dia 25).

O documento foi feito com dados retirados de grandes Centrais de Abastecimento (Ceasas) do país.

As elevadas temperaturas e o avanço da colheita de inverno, com aumento na oferta, explicam a queda todas as hortaliças analisadas: alface, batata, cebola, cenoura e tomate.

De acordo com o estudo, a batata foi a que mais barateou, com uma queda de preços unânime em todas as Ceasas. A média ponderada decresceu 25,35% em relação a julho. Os percentuais de baixa foram mais acentuados nas Ceasas de Rio Branco/AC (-21,21%) e do Rio de Janeiro/RJ (-19,11%).

O motivo seria a intensificação da safra de inverno, que manteve a oferta em patamares elevados, diz a Conab. Pela quarta vez no ano, a quantidade comercializada nas onze centrais consideradas ultrapassou a marca de 100 mil toneladas, ficando 1,2% acima do total de julho.

A alface também seguiu a lista dos mais acessíveis, apresentando pelo terceiro mês consecutivo a tendência declinante. Em agosto, a média ponderada caiu 19,61% em relação a julho. Já a comercialização subiu 9% no mesmo período. Na maioria das Ceasas, ela se posicionou acima da registrada no mês anterior. Apenas nas Centrais de Rio Branco/AC, Fortaleza/CE e Belo Horizonte/MG a movimentação da alface desceu.

A Conab ressalta que em junho e julho a oferta deste produto nos mercados atacadistas analisados foi a menor do ano e a recuperação de agosto está ligada às temperaturas mais elevadas em quase todo o país.