Frente Fria vai levar chuva ao Sul, Centro-Oeste e Sudeste no final de semana

Volumes de chuva devem ser baixos no Rio Grande do Sul

|
Os maiores volumes de chuva trazidos por esta frente tendem a ocorrer no Paraná e em diferentes áreas do Sudeste do Brasil. (Foto - Fernando Frazão/Ag. Brasil)

Os maiores volumes de chuva trazidos por esta frente tendem a ocorrer no Paraná e em diferentes áreas do Sudeste do Brasil. (Foto - Fernando Frazão/Ag. Brasil)

29deSetembrode2023ás15:22

O final de semana vai ser de chuva nas regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste do Brasil, de acordo com a previsão da MetSul Meteorologia.

O sistema frontal será impulsionado por uma massa de ar frio mais forte e estará associado a uma área de baixa pressão no Atlântico Sul a Leste da Argentina. Amanhã (dia 30), à medida que o ar mais frio avança, a atmosfera se instabiliza com chuva em pontos da Metade Norte gaúcha e em muitas cidades de Santa Catarina e do Paraná. O sistema frontal induz instabilidade ainda no Centro-Oeste e no Sudeste com pancadas de chuva localizadas que vão ocorrer principalmente da tarde para a noite.

No domingo (dia 1), com ingresso de ar mais seco e frio, o sol predomina no Rio Grande do Sul. Santa Catarina e o Paraná ainda devem ter chuva em várias cidades no domingo, em especial no Paraná e no Leste catarinense, mas a chegada de ar mais seco e frio a partir do Oeste já proporciona a melhora do tempo em muitas cidades ao longo do dia.

Segundo a Metsul, a frente fria traz chuva em grande parte do estado de São Paulo no domingo assim como no Rio de Janeiro e no Oeste, Centro e o Sul de Minas Gerais. A instabilidade alcança até de noite o Sul do Espírito Santo. No Centro-Oeste, por sua vez, pancadas em vários pontos de Goiás e do Mato Grosso, mas isoladas durante o domingo. No Mato Grosso do Sul, tempo firme na maioria das áreas com instabilidade isolada principalmente perto de Goiás, São Paulo e o Mato Grosso.

Frente fria nas capitais

Porto Alegre deve ter aumento de nuvens, abundante nebulosidade e chance de precipitação na forma de chuva e/ou garoa amanhã, porém com baixos volumes que não vão interferir no nível do Guaíba. Na última quarta-feira, a cidade fechou comportas do Rio Guaíba para evitar enchente.