Abelhas-sem-ferrão ajudam na polinização de hortaliças em estufas

Experimento significou aumento de 20% na produtividade no tomate italiano

|
Trabalho descobriu preferências de cada espécie de abelha para determinadas culturas.

Trabalho descobriu preferências de cada espécie de abelha para determinadas culturas.

01deNovembrode2023ás16:38

Abelhas-sem-ferrão ajudam na polinização de hortaliças em ambientes protegidos e significam aumetno de produtividade. É o que aponta pesquisa científica da Embrapa.

Para chegar a tal conclusão, o trabalho abordou dois desafios em cultivos protegidos: a aclimatação dos insetos às condições das estufas brasileiras e a oferta insuficiente de colônias para atender à demanda. Além disso, a pesquisa selecionou três espécies de abelhas-sem-ferrão para os experimentos: a moça branca (Frieseomelitta varia), mandaguari (Scaptotrigona cf. postica) e a mandaçaia (Melipona quadrifasciata).

Após os resultados dos experimentos feitos, o empresário Joe Valle, proprietário da Fazenda Malunga, empresa de produção orgânica de hortaliças localizada no Distrito Federal, decidiu adotar o uso das abelhas-sem-ferrão na polinização dos tomateiros orgânicos cultivados em estufas.

As abelhas podem evitar, inclusive, o alastramento de fungos nas folhas das plantas. O tomateiro, Lycopersicon esculentum Mill (Solanaceae) é uma espécie polinizada a partir da vibração das suas flores. Por isso, Valle utiliza soprador, técnica para fazer as flores dos tomateiros vibrarem. A técnica, por outro lado, ajuda a espalhar fungos pelos pés de tomates.

A abelha mandaçaia, contudo, apresenta um comportamento chamado de polinização vibratória (buzz pollination). Isso significa que essas espécies, da mesma forma que o soprador, fazem as flores dos tomateiros vibrarem enquanto coletam o pólen; todavia, ao contrário da máquina, não espalham os fungos. Esse foi um dos motivos de o empresário resolver adotar a partir de agora as abelhas em cultivos de tomateiros orgânicos.

Na Fazenda Malunga, os resultados das avaliações da polinização assistida pela abelha mandaçaia, em tomateiros das variedades italiano e cereja, mostraram que, para maior parte dos parâmetros de qualidade dos frutos avaliados, houve um incremento de produção nos grupos em que foram usadas as mandaçaias.