Afinal, frango tem hormônio?

Essa é uma das lendas mais comuns envolvendo a proteína

Afinal, frango tem hormônio?
23deNovembrode2023ás17:00

O Brasil é o maior exportador de carne de frango do planeta e está em segundo lugar na produção desta proteína ficando atrás dos Estados Unidos e ultrapassando a China, que ocupa o terceiro lugar.

A posição de destaque coloca a proteína animal como uma das mais consumidas também no mercado interno.  Segundo a Associação Brasileira de Proteína Animal (ABPA), cada brasileiro consome, em média, 45,2 quilos da carne de frango por ano.

Tanto destaque é natural os consumidores brasileiros se indagarem sobre algumas curiosidades. Algumas pessoas, por exemplo, acreditam que o fato das aves terem um rápido crescimento seja fruto de uso de hormônios durante o processo de criação das aves.

Afinal, frango tem hormônio?

Trata-se de um mito. É mais uma fake news produzida contra o agronegócio.

Não há uso de hormônios em frangos no Brasil, muito menos no exterior.

“Os frangos crescem mais devido à seleção genética, sanidade e excelente nutrição”, afirma  João Palermo Neto, professor titular da Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia da Universidade de São Paulo, em depoimento para o site da ABPA.

Outro fator que desmitifica esta lenda sobre o frango é o fato que a aplicação do hormônio de crescimento ser inviável.

“O hormônio demora cerca de 60 dias para começar a agir no organismo da ave, enquanto seu abate é feito em cerca de 42 dias”, explica Neto.

Assim, não teria tempo de um hormônio fazer efeito no animal.

É proibido pela legislação

Mais um fator derruba a tese. O uso de hormônios é proibido pela legislação. Desde 2004, a Instrução Normativa do Ministério da Agricultura e Pecuária (MAPA) proibiu o seu uso no Brasil, alinhando-se a países da União Europeia e os Estados Unidos

Nos últimos anos, encontramos nos mercados embalagens contendo o selo “sem uso de hormônios”. Em 2014, o Mapa autorizou que agroindústrias ligadas ao Serviço de Inspeção Federal (SIF) utilizassem a frase em seus produtos.