Brasil precisa diversificar a pauta de exportações para a China
Alerta surgiu em debate promovido pela Confederação da Agricultura e Pecuária
|Segundo a CNA, no caso da soja, a dependência externa da China é maior. (Foto - CNA)
A China é o principal mercado das exportações agropecuárias brasileiras. Entender o mercado chinês é importante para os produtores brasileiros.
Em debate, promovido pela Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA) sobre as perspectivas para a agropecuária chinesa nos próximos dez anos e os impactos para os produtores rurais brasileiros, foi salientado a importância do Brasil diversificar sua pauta de exportação para o mercado asiático.
Segundo o presidente do Conselho Empresarial Brasil-China (CEBC), Luiz Augusto de Castro, a China tem grande relevância no mercado internacional de importações, principalmente para o Brasil.
“É o nosso principal parceiro comercial, responsável por grande parte do nosso comércio de commodities. Entretanto, precisamos pensar em estratégias de longo prazo para manter essa relação, diversificando a pauta. O consumo de grãos no país asiático deve aumentar nos próximos anos, ao mesmo tempo em que a produção doméstica deve crescer com o salto de produtividade e área cultivada”.