Saiba quais frutas brasileiras ficaram entre as 50 melhores do mundo
Ranking foi feito pela TasteAtlas, uma enciclopédia gastronômica internacional
|O destaque brasileiro foi a jabuticaba, que desbancou o açaí e ficou na segunda colocação
Três frutas do Brasil ficaram entre as 50 melhores frutas do mundo. O ranking foi feito pela TasteAtlas, uma enciclopédia gastronômica internacional, que cataloga comidas e restaurantes ao redor do mundo. As avaliações foram feitas pelos usuários do site e foi atualizada no último dia 16 de novembro.
O destaque brasileiro foi a jabuticaba, que desbancou 48 concorrentes e ficou na segunda colocação. Entre as dez melhores frutas do mundo aparece mais uma oriunda do país. Trata-se do açaí, que ficou na sétima posição.
A próxima fruta brasileira que aparece entre os 50 é o guaraná, que ficou em 41º no ranking.
Confira as dez melhores frutas do mundo:
- 1 - Mangostão
- 2 - Jabuticaba
- 3 - Deglet Nour (Tâmara)
- 4 - Rodakina Naoussas (Pêssego)
- 5 - Morango Cassubiano
- 6 - Wisnia Nadwislanka (Cereja)
- 7 - Açaí
- 8 - Lúcuma
- 9 - Limão Sorrento
- 10 - Mandarini Chiou
Jabuticaba, a segunda do mundo
A jabuticaba conquistou a posição mais alta entre as frutas brasileiras na lista. Ela teve uma avaliação de 4,7 estrelas em um total de 5 possíveis. Embora tenha obtido uma classificação alta, a jabuticaba ficou em segundo lugar no ranking. O mangostão, de origem asiática, ficou em primeiro lugar no ranking do site.
O Brasil é o maior produtor de jabuticaba do mundo, sendo a maior parte da produção proveniente dos estados de Goiás, Paraíba, São Paulo, Minas Gerais e Rio de Janeiro.
A jabuticaba é originária do Brasil. De palavra de origem indígena (Tupi) “Iaoutikaua”, o nome significa fruto de que se alimenta o jabuti. Nativa da Mata Atlântica, é uma fruta com polpa doce e caroço azedinho, o que confere um sabor único à fruta, que proporciona diversos benefícios para a saúde.
Rica em vitaminas, minerais, fibras e compostos ativos (como polifenóis, niacina, ferro e antocianinas), a jabuticaba pode ser consumida in natura ou na forma processada em doces, bolos, sorvetes, compotas, geleias, licores e fermentados alcoólicos.