O que são e qual a importância das áreas degradadas?
Degradação dos solos acontece por causa da atividade humana e da ação natural
Mapa tem pronto programa de conversão de pastagens para a intensificar a produção de alimentos de forma sustentável
A produção de alimentos de forma sustentável vem ganhando importância a cada dia e é um dos temas principais tratados na Conferência das Nações Unidas sobre o Clima (COP28), em Dubai.
A conversão de áreas degradadas é uma das formas de produção sustentável.
Mas o que é área degradada?
Há várias definições de áreas degradadas. Uma área degradada é aquela que, após sofrer a degradação, por ação do home ou da natureza, não retorna ao seu estado anterior pelo processo natural.
De acordo com publicação do Ministério do Meio Ambiente. área degradada é a área que apresenta alterações de suas propriedades físicas, químicas ou biológicas, alterações estas que tendem a comprometer, temporária ou definitivamente, a composição, estrutura e funcionamento do ecossistema natural do qual faz parte.
No Decreto Federal nº 97.632 de 1989, a degradação ambiental é definida como “processos resultantes de danos ao meio ambiente, pelos quais se perdem ou se reduzem algumas de suas propriedades, tais como a qualidade produtiva dos recursos naturais.”
O que proporciona a degradação do solo?
A degradação dos solos acontece por causa da atividade humana e da ação natural.
“Nós estamos em um ambiente de clima tropical. Temos chuvas bastante intensas”, pontua Marcelo Morandi, chefe da Assessoria Internacional da Embrapa.
“Obviamente, que a atividade humana sobre essas áreas, se não for muito bem cuidada, ou se tiver algum evento extremo associado a um manejo não adequado, tem uma tendência de haver degradação”, explica. Em alguns terrenos, conforme declividade, pode ocorrer erosão, por exemplo.