Rússia e Belarus abrem cota para carne de frango do Brasil

Medida deve impulsionar as exportações de produtos avícolas, diz ABPA

|
Expectativa é que bons volumes de peito de frango possam ser exportados.

Expectativa é que bons volumes de peito de frango possam ser exportados.

21deDezembrode2023ás15:15

A Rússia e Belarus, que são parte da União Eurasiática, anunciaram esta semana a abertura de novas cotas voltadas para a importação de carne de frango destinadas para processamento.

A medida deve impulsionar as exportações de produtos avícolas do Brasil para os destinos localizados no Leste Europeu, segundo a Associação Brasileira de Proteína Animal (ABPA).

As novas cotas abertas contemplam 140 mil toneladas de carne de frango para a Rússia, e 10,9 mil toneladas do mesmo produto para Belarus. As importações terão tarifa zero, dentro destes montantes.

“Ainda que seja uma cota válida para todos os países exportadores de carne de frango, o Brasil deverá desempenhar um importante papel neste apoio adicional à segurança alimentar das duas nações, especialmente por já ter o conhecimento do perfil dos produtos demandados pelos eurasiáticos”, analisa o presidente da ABPA, Ricardo Santin.

Há, ainda, uma cota com tarifa zero durante o mesmo período para a importação equivalente a 1,2 bilhão de ovos para a Rússia.