Produção de algodão do Brasil é projetada em 3,36 milhões de tons em 2023/24

Número significa uma alta de 3% em comparação à temporada atual

|
Incremento na produção é impulsionado pelo aumento de 11% na área semeada. (Foto - Wenderson Araujo/CNA)

Incremento na produção é impulsionado pelo aumento de 11% na área semeada. (Foto - Wenderson Araujo/CNA)

09deJaneirode2024ás15:51

A projeção para a produção de algodão no Brasil, no ciclo 2023/24 atingirá a marca de 3,36 milhões de toneladas, de acordo com a SAFRAS & Mercado.

O número significa uma alta de 3% em comparação a temporada atual. E o seu plantio alcançava 19% da área projetada até o final de dezembro.

“O incremento na produção é impulsionado pelo aumento de 11% na área semeada. Mas, o potencial produtivo é limitado, devido ao clima adverso e a expectativa de queda na produtividade média das lavouras”, explica o analista Gil Barabach.

Destaque para o avanço do algodão no estado do Mato Grosso, maior produtor nacional, com a fibra devendo ocupar espaço deixado pela soja de verão, que não foi replantada por conta do tempo muito seco esse ano.

O analista observa que o algodão também deve ocupar espaço do milho de 2ª safra, devido ao atraso na colheita de soja e uma janela agroclimática mais apertada para o grão.

 “A visão financeira também pesa a favor a fibra, uma vez que a rentabilidade do algodão é maior que a do milho, nesse momento”, analisa.