SP erradica mais de 2 milhões de laranjeiras pelo greening

Estado inspecionou 214,9 milhões de plantas para detectar presença da doença

|
Entrega do relatório pelo produtor é fundamental para o planejamento de ações de defesa sanitária. (Foto - Fundecitrus)

Entrega do relatório pelo produtor é fundamental para o planejamento de ações de defesa sanitária. (Foto - Fundecitrus)

18deJaneirode2024ás11:21

A Secretaria de Agricultura e Abastecimento de São Paulo inspecionou 214,9 milhões de plantas em todo o estado com o objetivo de detectar a presença de greening, praga que atinge plantações de laranja e de outros cítricos. 

Do total de plantas inspecionadas, mais de dois milhões foram erradicadas com sintomas da doença. 

O prazo estabelecido para entrega do relatório Cancro/HLB (Greening) encerrou-se na última segunda feira (dia 15) e de acordo com a pasta, 96,6% dos produtores informaram os resultados das vistorias realizadas em seus pomares durante o 2° semestre de 2023. Ao todo, foram entregues 10.330 relatórios. 

A Defesa Agropecuária informou que irá acionar os inadimplentes para regularizarem a situação de sua propriedade. 

“O produtor ainda pode realizar a entrega fora do prazo do relatório referente ao 2° semestre de 2023 até o dia 31 de março e, caso necessário, esse mesmo prazo pode ser utilizado para retificar as informações prestadas”, comenta Alexandre Paloschi, engenheiro agrônomo e diretor do Departamento de Defesa Sanitária e Inspeção Vegetal (DDSIV). 

“A entrega do relatório pelo produtor é fundamental para o planejamento de ações de defesa sanitária vegetal voltadas para a manutenção da sanidade do setor citrícola”, acrescenta o diretor.