Alface apresenta queda de preços, enquanto batata e cenoura registram alta

Preços da cebola e tomate também subiram em dezembro, diz Conab

|
Batata apresentou alta de preços pelo terceiro mês consecutivo. (Foto - CNA)

Batata apresentou alta de preços pelo terceiro mês consecutivo. (Foto - CNA)

22deJaneirode2024ás14:44

O preço da alface apresentou queda de 18,01% em dezembro, conforme indica o 1º Boletim do Programa Brasileiro de Modernização do Mercado Hortigranjeiro (Prohort) 2024, divulgado hoje (dia 22) pela Companhia Nacional de Abastecimento (Conab).

Em caminho oposto, a batata e a cenoura apresentaram alta de preços em relação ao mês anterior.

O estudo, publicado mensalmente pela Conab, faz uma análise dos preços de frutas e hortaliças praticados em dez Centrais de Abastecimento (Ceasas) pelo país.

No mês passado, o preço da alface apresentou a queda mencionada após uma alta verificada em novembro. O movimento de baixa não foi uniforme entre as centrais, sendo que a queda na média ponderada é atribuída à diminuição dos preços no mercado atacadista paulistano (-29,69%) e pela queda de preço na Ceasa/RJ (-11,21%).

A queda na cotação da Ceagesp-São Paulo, a qual possui o maior peso na média ponderada dos preços entre as centrais, pode ser justificada pelo aumento no volume comercializado da folhosa em relação à novembro de 10%.

Terceiro mês seguido

Em caminho oposto, a batata apresentou alta de preços, pelo terceiro mês consecutivo. Em dezembro, a média ponderada subiu 20,37%.

A alta durante o mês só não ocorreu na Ceasa/AC – Rio Branco, onde houve queda de 9,57%. Nas demais, o preço subiu, e em certos mercados, de forma significativa.

Na Ceasa/ES – Vitória a alta foi de 28,19%, na CeasaMinas – Belo Horizonte o aumento foi de 26,10%, na Ceasa/RJ – Rio de Janeiro foi de 25,02% e na Ceagesp – São Paulo a alta foi de 23,68%.