Acordo comercial com União Europeia é prioridade do Mercosul

Paraguai comanda primeira reunião como presidente pro tempore do bloco

|
Primeiro encontro de chanceleres dessa nova gestão ocorreu nem Assunção, (Foto - Mercosul/Divulgação)

Primeiro encontro de chanceleres dessa nova gestão ocorreu nem Assunção, (Foto - Mercosul/Divulgação)

26deJaneirode2024ás09:40

O Paraguai, que está na presidência pro tempore do Mercosul,  apresentou suas prioridades durante os 6 meses que ficará à frente do bloco.

Entre elas, está a de avançar nas negociações para consolidar o acordo comercial com a União Europeia e a promoção de negociações com os Emirados Árabes.

O primeiro encontro de chanceleres dessa nova gestão ocorreu em Assunção, capital do Paraguai, e contou com a participação da chanceler da Bolívia, Celinda Sosa, país que busca a adesão ao bloco.

Durante a reunião, foi manifestado o compromisso de Brasil, Paraguai, Argentina e Uruguai para prestarem apoio técnico no processo de incorporação da Bolívia ao bloco, “conforme o disposto no Protocolo de Adesão e da regulamentação vinculada ao processo de incorporação dos Estados Partes ao Mercosul”, informaram os chanceleres em comunicado conjunto.

Entre as prioridades, o comunicado destacou o fortalecimento do processo de integração e o desenvolvimento da integração física e das negociações externas, “com vistas a alcançar resultados e ações concretas em benefício do bloco regional”.

Ainda citou que, com relação às negociações externas, buscarão concluir os “aspectos pendentes” das negociações com a União Europeia e a assinatura de um “acordo equilibrado para ambas as partes com a maior brevidade possível”.